Evento reúne especialistas para debater o futuro da infraestrutura no Nordeste e impulsionar novas oportunidades de investimento na região

Com a expectativa de reunir mais de 600 participantes e mais de 60 palestrantes renomados, a cidade de Recife se prepara para sediar o P3C Regional Nordeste, a edição mais esperada do evento que promove o desenvolvimento de infraestrutura por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões no Brasil.

No dia 14 de novembro, o evento irá concentrar discussões sobre os principais desafios e oportunidades para a infraestrutura na Região Nordeste, com foco em áreas estratégicas como energia, mobilidade urbana, saneamento e descarbonização. As atividades serão realizadas em quatro palcos simultâneos, com rodadas de negócios, work stations e salas de reuniões para estimular a interação entre especialistas, investidores e agentes públicos.

A programação do P3C trará temas como “Cidades Dinâmicas e Centros Urbanos”, “Infraestrutura Social”, “Portos e Aeroportos”, “Financiamento de Projetos”, “Soluções de Conflitos”, “Energia”, “Mobilidade Urbana”, “Saneamento”, “Matriz de Risco e Reequilíbrios Contratuais”, “Cidades Conscientes”, “Governança em Projetos de Infraestrutura” e “Rodovias e Ferrovias”. Cada uma dessas áreas será discutida a partir de uma perspectiva voltada ao desenvolvimento da Região Nordeste, considerando as peculiaridades e desafios locais.

O evento conta com autoridades já confirmadas: Ministro Silvio Costa Filho, do Ministério de Portos e Aeroportos; Paulo Câmara, Presidente do BNB; Rodrigo Ribeiro de Queiroz, Secretário de Projetos Estratégicos – Governo de Pernambuco; Luciene Machado, Superintendente da Área de Soluções para Cidades – BNDES; Diogo Bezerra, Secretário de Mobilidade e Infraestrutura – Governo de Pernambuco; Felipe Borim Villen, Superintendente de Infraestrutura – BNDES; Joaquin Guerrero, Diretor Geral – Aena Brasil; Daniel Rocha Sobrinho, Assessor Empresarial – Banco do Brasil; Denis Mendes de Melo Matias, Gerente Nacional de Desenvolvimento de Parcerias e Serviços Especiais para Governo – CAIXA; Bernardo Bahia, Especialista em Parcerias Público-Privadas – UNOPS; Gustavo Valente, Diretor de Infraestrutura – Vinci Partners.

Os painéis irão aprofundar discussões sobre o papel do setor privado na melhoria de serviços essenciais como saneamento e abastecimento de água, áreas que ainda apresentam um grande déficit na região e, ao mesmo tempo, são promissoras para novos investimentos e parcerias. Outro destaque será a abordagem sobre energias renováveis, que vem consolidando o Nordeste como um líder na geração de energia eólica e solar, proporcionando não apenas crescimento econômico, mas também soluções sustentáveis para a matriz energética brasileira.

O evento também trará uma perspectiva estratégica para a descarbonização e a gestão de riscos em projetos de infraestrutura, contribuindo para a formação de cidades mais conscientes e adaptadas às novas exigências ambientais e sociais. Com representantes dos nove estados do Nordeste, o P3C promete ser um catalisador de ideias e oportunidades, que beneficiem diretamente a população e alavanquem o desenvolvimento regional.

Recife: Cidade-Símbolo do Desenvolvimento Regional

Recife foi escolhida como cidade anfitriã por ser um símbolo do crescimento econômico e da inovação no Nordeste. Com uma população que compõe 26,9% dos brasileiros — cerca de 56,4 milhões de pessoas —, a região tem se destacado em investimentos em energias renováveis, mobilidade e reestruturação urbana. Ao sediar o evento, a capital pernambucana reafirma seu papel como um dos principais polos para investimentos no Brasil, especialmente em setores estratégicos como portos e infraestrutura social.

Com um público diversificado, composto por profissionais do setor, executivos de empresas privadas e estatais, investidores, consultores, acadêmicos e agentes públicos, o P3C se consolida como um espaço de convergência entre diferentes setores. Além das discussões em torno de soluções de conflitos e governança em projetos de infraestrutura, os participantes poderão interagir nas rodadas de negócios e explorar novas parcerias, fomentando um ecossistema de inovação e desenvolvimento na região.

A expectativa é que, ao fim do evento, novas iniciativas e acordos sejam estabelecidos, promovendo o crescimento econômico de maneira sustentável para o Nordeste e para o Brasil como um todo.