Apoios

Abcon Sindcon

A Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON SINDCON) está completando 25 anos. A entidade congrega 97% das empresas privadas prestadoras de serviços de água e esgoto do Brasil (18 holdings e 140 concessionárias). As ações desenvolvidas pela ABCON SINDCON têm como propósito viabilizar as condições para que o setor privado seja protagonista na universalização do saneamento básico no Brasil.

ABDIB

Fundada em 1955, a Associação Brasileira da In­fraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) é uma entidade privada, sem fins lucrativos. A Abdib congrega uma ampla gama de empresas públicas e privadas que participam de todas as fases dos negócios (estruturação, investimento e operação) nos setores de infraestrutura e indús­trias de base, tais como concessionárias de servi­ços públicos, fabricantes de equipamentos, pres­tadores de serviços como engenharia e escritórios de advocacia, grandes usuários de infraestrutura, fundos de private equity, seguradoras, bancos de investimentos e empresas de consultoria, entre outras.

Abifer

A ABIFER – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária foi fundada no dia 8 de agosto de 1977 por fabricantes de equipamentos para o sistema ferroviário, com o objetivo de destacar a importância da indústria e do transporte ferroviário de carga e de passageiros. Mantém relacionamento permanente com operadoras, autoridades governamentais e do legislativo, BNDES, universidades e com os mais diversos segmentos de nossa sociedade.
Tem como missão fomentar o crescimento da indústria ferroviária instalada no País, incentivando a expansão do transporte ferroviário de carga e de passageiros e oferecendo, através de suas associadas, suporte técnico às concessionárias e a seus usuários.
A ABIFER reúne fabricantes de locomotivas diesel-elétricas, vagões de carga de todos os tipos, veículos rodoferroviários, máquinas de construção e manutenção de vias, Trens Unidades Elétricos (metrô, metrô leve e de superfície), Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), Monotrilhos, Aeromóveis, Trens Regionais, interiorismo de carros (portas e janelas), portas de plataformas, sistemas de sinalização, eletrificação e telecomunicação, baterias, motores de tração, transformadores, compressores, freios, pantógrafos, ar condicionado, sistemas de choque e tração, truques de aço fundido e fabricados de chapa e seus componentes: rodas, eixos, travessas, laterais, sapatas e molas, além de materiais para via permanente: fixações elásticas, talas de junção, aparelhos de mudança de via, soldagem de trilhos e dormentes de concreto e aço. Conta também com fabricantes de peças em geral, de aço, ferro fundido e borracha. E congrega empresas de serviços de engenharia, de manutenção, reparação e modernização de veículos ferroviários, remanufatura de rolamentos, integração de sistema e tecnologia embarcada (softwares).

ANAC

A ANAC é uma autarquia especial, com independência administrativa, personalidade jurídica própria, patrimônio e receitas próprias para executar atividades típicas da Administração Pública, que requerem, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada. Entre as suas principais atribuições estão regulação e a fiscalização dos serviços aéreos no âmbito da aviação civil.

Anbima

Em Breve.

ANEAA

A Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEAA), pessoa jurídica de direito privado com sede e foro em Brasília-DF e criada em julho de 2013, é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é defender os interesses legítimos das empresas associadas que administram os novos sítios aeroportuários. A entidade trabalha em prol do desenvolvimento do setor aeroportuário brasileiro, contribuindo para a continuidade do processo de melhorias já realizado no setor e difundindo informações sobre a gestão eficiente dos aeroportos em benefício não só do desenvolvimento das empresas associadas, mas também da experiência dos usuários dos aeroportos.
Com a primeira fase de licitações para as concessões dos sítios aeroportuários, a ANEAA foi constituída pelas corporações Inframerica Concessionária do Aeroporto de Brasília S.A, Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S. A e pela Aeroportos Brasil Viracopos S.A., as três primeiras concessões do novo modelo. A partir da segunda rodada de licitações realizada em 2013 para concessão dos aeroportos do Galeão e de Belo Horizonte, a ANEAA recebeu, em 2014, três novos associados: a Concessionária do Aeroporto Internacional de Confins, a Concessionária do Aeroporto do Rio de Janeiro e a Inframerica Concessionária do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante S.A.

ANPTrilhos

Fundada em 2010, a ANPTrilhos é uma associação civil sem fins lucrativos, que reúne as operadoras de transporte de passageiros sobre trilhos do Brasil, com o objetivo de promover o aprimoramento e o desenvolvimento desse meio de transporte no país. Trabalhando com uma visão integrada entre operadoras, indústrias e entidades do setor, a ANPTrilhos visa, através desta integração, trabalhar em soluções e tecnologias que possam contribuir para melhorar a mobilidade urbana em nosso país, de forma a adequá-la à realidade e necessidades de cada cidade brasileira.
Atualmente, estão associados à ANPTrilhos as operadoras de trens de passageiros MetrôRio, SuperVia, VLT Carioca, Metrô de São Paulo, CPTM, ViaQuatro, ViaMobilidade, Metrô de Brasília, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Trensurb, CCR Metrô Bahia, Metrofor e CTB; e os fabricantes e fornecedores de equipamentos e serviços, como T´Trans, Alstom, CAF, Pandrol, Thales, Aeromovel e MPE Engenharia.

ANTF

A Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) é uma instituição nacional sem fins lucrativos, criada para defender e promover o desenvolvimento e aprimoramento do transporte de cargas por ferrovia no País desde o processo de desestatização, realizado pelo Governo Federal a partir de 1996.
Atualmente, a ANTF representa as operadoras ferroviárias responsáveis por investimentos da ordem de R$ 30 bilhões nos próximos cinco anos, e pelo transporte de carga em 12 malhas concedidas à iniciativa privada, cuja extensão abrange 29.320 km e por onde circulam milhões de toneladas anualmente.

ANTP

A ANTP é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada em 1977, voltada ao setor de transporte público e do trânsito do Brasil e que tem por objetivo desenvolver e difundir conhecimentos visando seu contínuo aprimoramento.

BNDES

Fundado em 1952 e atualmente vinculado ao Ministério da Economia, o BNDES é o principal instrumento do Governo Federal para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira. Suas ações têm foco no impacto socioambiental e econômico no Brasil. O Banco oferece condições especiais para micro, pequenas e médias empresas, além de linhas de investimentos sociais, direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano. Em situações de crise, o Banco atua de forma anticíclica e auxilia na formulação das soluções para a retomada do crescimento da economia.

CBIC

Fundada em 1957, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), sediada em Brasília, representa institucionalmente o setor e promove a integração da cadeia produtiva da construção em âmbito nacional, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país. Reúne 92 sindicatos e associações patronais do setor da construção, presentes nas 27 unidades da Federação.
Dirigida por um Conselho de Administração eleito pelos associados, a CBIC atua por intermédio de suas comissões técnicas: Comissão de Infraestrutura (Coinfra); Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC); Comissão da Indústria Imobiliária (CII); Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS); Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT); Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT); Comissão do Meio Ambiente (CMA); Comissão de Responsabilidade Social (CRS) e o Conselho Jurídico (CONJUR). A CBIC conta, ainda, com o Banco de Dados.
A entidade produz conhecimento qualificado, com vistas a oferecer ao setor o ferramental necessário para manter-se na dianteira do mercado. Além disso, representa internacional a indústria da construção.
Integra a Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC), entidade que representa a construção em toda a América Latina, e da qual assumiu a liderança de comissão técnica criada em 2016 para discutir e articular ações destinadas a fomentar a inserção de um maior número de empresas da construção em projetos de infraestrutura nos diversos mercados mundiais. É também filiada à Confederação Internacional das Associações de Construção (CICA), da qual assumiu uma das vice-presidências em janeiro de 2017.

Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia

Em Breve.

Infracast

Fundado em 2019 por Isadora Cohen e Fernando Marcato, o Infracast é o primeiro podcast brasileiro com temas exclusivos sobre infraestrutura.
Coordenado e apresentado por Isadora Cohen e com co-coordenação executiva de Gabriel Fajardo e Carolina Carelli, o Infracast, através de entrevistas descontraídas com gestores públicos, autoridades, profissionais atuantes nos mais diversos setores da infraestrutura, busca discutir experiências bem sucedidas, pontos de aprimoramento, desafios e evoluções dos principais projetos de infraestrutura, trazendo um olhar prático de quem realmente concretiza tais projetos e lida diariamente com os desafios deste setor.

Infra Women Brazil

Infra Women Brazil (IWB) é um grupo sem fins lucrativos dedicado à promoção e incentivo da presença de mulheres no setor de infraestrutura.
Com um início informal, nasce de um grupo de mulheres que atuam nos setores público e privado do mercado de infraestrutura, e da necessidade de um espaço em que fosse possível compartilhar ideias, experiências para auxiliar no desenvolvimento da agenda de infraestrutura no Brasil.
Fundado em 2020, o Infra Women Brazil reúne mais de 200 membros dos mais diversos setores do segmento de infraestrutura.

MBA PPP e Concessões

O MBA PPP e Concessões, Pós-Graduação coordenada pela Sociologia e Política – Escola de Humanidades, com Módulo Executivo Internacional na University College London (UCL), forma especialistas capazes de elaborar projetos de parcerias público-privadas que colaborem para a prestação de serviços públicos de qualidade.

NTU

A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) congrega 600 empresas associadas e 77 entidades sindicais patronais. A entidade representa as operadoras de ônibus urbanos e de caráter urbano perante o governo e a sociedade civil, visando fortalecer e alavancar o desenvolvimento sustentável da mobilidade urbana, além de integrar e disseminar experiências e conhecimentos em nível nacional.

OEMPREITEIRO

A Revista O Empreiteiro é uma publicação técnica, dirigida a todos os segmentos públicos e privados de infraestrutura e construção imobiliária, incluindo as maiores indústrias brasileiras e as maiores cidades brasileiras.
Direcionada aos CEO’s, diretores, gerentes que ocupam cargo de decisão nas empresas mais importantes nesses setores. O Empreiteiro conta com o site que dá suporte à comunicação e divulgação de marcas ao público da construção, esta plataforma, além de divulgar notícias recentes da área, disponibiliza também as edições da revista para que todos tenham acesso à informações e anunciantes nelas contidos.

PPP – Ideias e Soluções

A ideia da empresa PPP – ideias e soluções surgiu com a criação de um canal no whatsapp no dia 14 de Junho de 2017, de modo bastante despretensioso. O intuito era criar um espaço onde pudesse trocar informações e discutir possíveis soluções para o mercado que envolve as Parcerias Público-Privadas.
Desde então, este projeto passou a ser referência no mercado, havendo uma aclamação para que a PPP – ideias e soluções fosse instituída.
Estamos sediados em Brasília – DF, próximos do Governo do Distrito Federal, do Governo de Goiás e da União, facilitando o diálogo entre os agentes púbicos e privados. Devido a sua posição geográfica estratégica,a característica central da empresa é de facilitar o diálogo, auxiliando para que o gestor público não comprometa de forma irresponsável os
recursos futuros, bem como elaborando as garantias que convençam o particular a investir.
Contamos com uma equipe composta por administradores, gerentes de projetos, economistas e advogados, amplamente qualificados para trabalhar, de forma sistêmica e multidisciplinar, os temas que envolvem os projetos e programas de PPP. Desta forma, conseguimos potencializar as chances de desenvolver soluções refinadas e que agreguem valor aos negócios dos nossos clientes.

Sinicon

O SINICON – Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada-Infraestrutura é a mais antiga organização que representa, em caráter nacional, as empresas que exercem atividade econômica da construção pesada-infraestrutura.
Fundado em 1959, com Sede no Rio de Janeiro e Representação em Brasília e Salvador, possui representantes junto às Federações das Indústrias em diversos Estados. Mais do que uma entidade de classe, o SINICON é instrumento fundamental na representação das empresas que operam no setor e que exercem um importante papel na consolidação e expansão da infraestrutura física do País. A atividade da Construção Pesada-Infraestrutura – CNAE 42 e 43, responde por significativa parcela do Produto Interno Bruto (PIB). Constitui um dos mais importantes segmentos empresariais brasileiros, fomentador de tecnologia, exportador de serviços e gerador de milhões de empregos.
O SINICON possui expertise e um importante histórico no diálogo com entidades representantes de trabalhadores, em negociações coletivas de trabalho, na prestação de apoio relacionado a interação de empresas e trabalhadores, sobretudo pelas prerrogativas que detém e pela presença em diferentes Unidades da Federação.
O SINICON detém a faculdade da representação judicial e extrajudicial de suas Associadas. Na qualidade de órgão técnico e consultivo, é uma entidade credenciada junto às Casas do Congresso Nacional para subsidiar tecnicamente a formulação de legislações pertinentes à atividade da construção pesada-infraestrutura, bem como para apresentar proposições e sugestões de aprimoramento.

Instituto Trata Brasil

O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país. Atua desde 2007 trabalhando para que o cidadão seja informado e reivindique a universalização do serviço mais básico, essencial para qualquer nação: o saneamento básico. O trabalho do Trata Brasil é conscientizar a sociedade para termos um Brasil mais justo, com todos tendo acesso à água tratada, coleta e tratamento dos esgotos.

Agência Infra

A agenciainfra.com surgiu da necessidade de integrar informação sobre o setor de infraestrutura no Brasil para tornar o ambiente de negócios mais claro e transparente, gerando ganho para todos os atores.

Economist Impact

A Economist Impact combina o rigor de um think-tank com a criatividade de uma marca de mídia para envolver uma audiência de influência global.
Nos associamos a corporações, fundações, ONGs e governos em torno de grandes temas incluindo sustentabilidade, saúde e constante mudança do formato da globalização para catalizar mudanças e permitir o progresso.
Com o poder do grupo The Economist por trás, a Economist Impact confecciona parcerias sob medida utilizando-se de um potente portfólio de capacitações incluindo:
Pesquisas e insights de políticas
Conteúdo de marca
Mídia e publicidade
Criação de design e visualização de dados
Eventos globais e sob medida