Inscrições e Programação

Política de Descontos

Patrocinadores e apoiadores – 25%
Organizações públicas, universidades e consulados – 50%

Desconto para Grupos

De 05 a 10 pessoas – 8% / A partir de 11 pessoas – 15%

 
Dr. Paul Milgrom, professor de economia, ganhador do Prêmio Nobel e cofundador da Auctionomics

Dr. Paul Milgrom, professor de economia, ganhador do Prêmio Nobel e cofundador da Auctionomics

Keynote Speaker International

Painel: Abertura: A B3 e os Leilões nos Setores de Infraestrutura

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Paul Milgrom é o Professor Ely de Humanidades e Ciências do Departamento de Economia da Universidade de Stanford. Em 2020, Paul recebeu o Prêmio Nobel de Economia por “melhorias na teoria do leilão e invenções de novos formatos de leilão”. Seus inúmeros prêmios acadêmicos adicionais, homenagens e citações podem ser encontrados em seu site. Paul também é cofundador da Auctionomics, que projeta e aconselha licitantes em leilões de alto risco.

Tarcísio Gomes de Freitas, Ministro – MINFRA – Ministério da Infraestrutura

Tarcísio Gomes de Freitas, Ministro – MINFRA – Ministério da Infraestrutura

Painel: Abertura: A B3 e os Leilões nos Setores de Infraestrutura

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Tarcísio Gomes de Freitas tem 46 anos, é casado, pai de dois filhos e engenheiro civil formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), com especialização em Gerenciamento de Projetos. Antes disso, formou-se em Engenharia de Construção pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Servidor público de carreira vinculado à Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados desde 2014, Tarcísio foi engenheiro do Exército; chefe da seção técnica da Companhia de Engenharia do Brasil na Missão nas Nações Unidas para Estabilização do Haiti; coordenador-geral de auditoria da área de transportes da Controladoria Geral da União (CGU); e secretário especial do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI). Assumiu o Ministério da Infraestrutura em janeiro de 2019, tendo como foco o programa de desestatização de ativos de infraestrutura, a retomada de obras públicas inacabadas, além do fortalecimento da regulação e da melhoria no ambiente de negócios para a atração de investimento privado no setor. Desde então já foram concedidos 70 ativos para a iniciativa privada, com a contratação de mais de R$ 70 bilhões em investimento privado para os próximos anos, além da entrega de mais de 150 obras públicas em todos os estados do Brasil.

Adalberto Febeliano, Vice-presidente – MODERN Logistics

Adalberto Febeliano, Vice-presidente – MODERN Logistics

Painel: Concessões de Aeroportos

Palco/Formato: DX – 100% digital

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Adalberto Febeliano é engenheiro, pós graduado em administração pela FGV-SP e Mestre em Economia do Transporte Aéreo pelo ITA. Professor de Economia do Transporte Aéreo e de Planejamento do Transporte Aéreo no curso de aviação civil da Universidade Anhembi Morumbi por 7 anos, tem mais de 25 anos de experiência em aviação e transporte aéreo, tendo trabalhado em empresas como Mesbla Aviação, Líder Táxi Aéreo e GE Celma. Foi Diretor Executivo da ABAG – Associação Brasileira de Aviação Geral, Diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas e atualmente é Vice-Presidente de Operações Aéreas da MODERN Logistics, da qual é um dos sócios fundadores. É Diretor Adjunto da Divisão de Logísitca e Transportes do Departamento de Infraestrutura da FIESP e Conselheiro do Conselho Superior da Indústria da Construção Civil da mesma entidade.

Adriano Maia, Sócio – VMB Jurídica

Adriano Maia, Sócio – VMB Jurídica

Painel: Acordos para reestruturar concessões, equacionar passivos e viabilizar investimentos

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Sócio e cofundador da VMB Jurídica. Advogado especializado em direito empresarial e infraestrutura, com sólida experiência na condução de projetos complexos, arranjos contratuais inovadores, transações internacionais e negociações de acordos de delação e leniência. Possui mais de 20 anos de carreira desenvolvida em posições de liderança nas áreas jurídica, de governança corporativa e relações institucionais no Grupo Odebrecht. Atuou em Conselhos de Administração de empresas e de concessionárias dos segmentos de Infraestrutura, Energia e Óleo e Gás. Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia.

Andre Kuhn, Diretor-presidente – Valec Engenharia

Andre Kuhn, Diretor-presidente – Valec Engenharia

Painel: Ferrovias

Palco/Formato: DX – 100% digital

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MSc – CRK – Profissional certificado por Notório Saber em Engenharia de Custos pelo IBEC/ICEC – International Cost Engineering Council. Mestre em Engenharia Civil na Universidade Federal Fluminense (UFF); Graduado em Engenharia de Fortificação e Construção no Instituto Militar de Engenharia (IME); Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Engenheiro do Quadro de Engenheiros do Exército Brasileiro até 2013; Consultor do Instituto Protege; Coordenador do Comitê de Governança em Estatais da Rede Governança Brasil; Palestrante em cursos e seminários sobre Licitações e Contratos de Obras Públicas; Professor nos cursos de Pós-Graduação do Ibmec; autor do livro: Qualidade e Licitação de Obras Públicas: uma Análise Crítica, Editora Appris; Secretário de Engenharia e Arquitetura do Ministério Público Federal de 2014 a 2019; Diretor Executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT de 2019 a 2020; Presidente do Conselho de Administração da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A de 2019 a 2020.

Antonio Carlos Sanches, CEO – Supervia

Antonio Carlos Sanches, CEO – Supervia

Painel: Mobilidade

Palco/Formato: DX – 100% digital

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Antonio Carlos Sanches, 64 anos, é presidente da SuperVia, a concessionária de trens urbanos do Rio
de Janeiro, desde agosto de 2019. Engenheiro com MBA executivo internacional pela FIA/FEA da
Universidade de São Paulo (USP), é mestre em Engenharia pela PUC-PR e cursou doutorado (não
concluído) na Unicamp, em Engenharia, com foco em mobilidade urbana.
Tem 40 anos de experiência como executivo e consultor em Operações e Supply Chain em empresas
de manufatura e serviços. Já atuou em empresas multinacionais e locais nos setores de energia,
cosmético, farmacêutico, alimentos e bebidas, transportes e logística e automotivo. Foi professor por
20 anos em escolas de negócios do país, como a FAAP (Faculdade Armando Álvares Penteado),
Unicamp (Universidade de Campinas) e IBMEC/SP.
Antes de assumir a SuperVia, ocupava a presidência da Companhia Energética de Pernambuco
(Celpe – Grupo Neoenergia), onde enfrentou o desafio de ampliar a qualidade do serviço, combater
as fraudes e aumentar a receita da empresa. Já à frente da SuperVia, liderou o processo de transição
para a nova empresa controladora japonesa, GUMI Brasil. Atualmente, gerencia os esforços para
manter a prestação do serviço em meio à forte perda de receita do setor, após o início da pandemia
do novo coronavírus.

Bruno Westin Prado Soares Leal, Secretário Especial Adjunto – PPI

Bruno Westin Prado Soares Leal, Secretário Especial Adjunto – PPI

Painel: Mobilidade

Palco/Formato: DX – 100% digital

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Graduado em Ciências Econômicas pela UFMG e mestre em Teoria Econômica pela USP. Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, tendo ocupado cargos de Diretor no Ministério da Economia e de Secretário de Estado de Fazenda Adjunto no Governo de Minas Gerais. Membro de vários Conselhos de Administração, com destaque para CEMIG nos anos de 2015 e 2016. Atualmente é Secretário Especial Adjunto do Programa de Parceria de Investimentos do Governo Federal.

Carlos Eduardo Cardoso, Responsável e-city – Enel X

Carlos Eduardo Cardoso, Responsável e-city – Enel X

Painel: Mobilidade

Palco/Formato: DX – 100% digital

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É responsável por Soluções para Clientes de Governo (e-City) na Enel X Brasil. Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Católica de Petrópolis, possui MBA em Gestão de Negócios, especialização em Marketing de Serviços e Relacionamento, além de ampla experiência no mercado de energia com mais de 17 anos de atuação, sobretudo em desenvolvimento de novos modelos de negócio e soluções para cidades. Carlos Eduardo é responsável por administrar projetos na linha de e-City que engloba grande parte dos investimentos a serem realizados pela Enel X Brasil em soluções de iluminação pública, cidades inteligentes, eficiência energética, iluminação especial, energia solar fotovoltaica e soluções para mobilidade elétrica urbana.

Carlos Nascimento, Coordenador Geral – MBA PPP e Concessões –

Carlos Nascimento, Coordenador Geral – MBA PPP e Concessões –

Painel: MBA PPP e Concessões – Aula Inaugural

Palco/Formato: Arena B3 – Presencial+Digital

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Carlos Alexandre Nascimento é Bacharel em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas-SP e Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela London School of Economics and Political Science (LSE), Londres, Reino Unido. Foi Secretário-Adjunto do Trabalho na Prefeitura de São Paulo, ocupando outros cargos nesta Secretaria. Trabalhou também na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, tendo ocupado o cargo de Diretor Acadêmico da Escola do Parlamento da Câmara. Atualmente, é Sócio-Diretor das empresas PPP Connect e América Licenciamentos, Diretor de Programas da LSE Custom Programmes / London School of Economics, consultor para organizações públicas e privadas, palestrante e professor convidado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e do Centro de Liderança Pública (CLP), ministrando disciplinas na área de Finanças Públicas e PPPs para os cursos de Graduação e Pós-Graduação. É o Coordenador Geral do MBA PPP e Concessões, primeiro MBA do gênero no Brasil.

Cesar Tarabay Sanches, Superintendente de Sustentabilidade – B3

Cesar Tarabay Sanches, Superintendente de Sustentabilidade – B3

Painel: Compliance e ESG

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Cesar Sanches é Superintendente de Sustentabilidade da B3, a Bolsa do Brasil. Lidera uma série de projetos e iniciativas para promover as melhores práticas ESG, investimento sustentável, educação, reporte de práticas ESG, bem como desenvolver soluções inovadoras de análise de dados, processamento de linguagem natural e machine learning, apoiando o desenvolvimento de produtos financeiros e índices inovadores, como o Índice de Sustentabilidade Empresarial B3 (ISE B3), o Índice Carbono Eficiente (ICO2 B3), o Índice de Governança Corporativa Trade (IGCT B3), o Índice de Governança Corporativa Novo Mercado (IGC-NM B3), Índice de Ações com Tag Along Diferenciado (ITAG B3), o índice S&P/B3 Brasil ESG e o Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGCX). Cesar é PhD em engenharia pela Universidade de São Paulo, tem mestrado em Economia pela Universidade de Aberdeen e concluiu o curso de Gestão de Sustentabilidade Empresarial do Instituto de Liderança em Sustentabilidade da Universidade de Cambridge (CISL). Também trabalhou em grandes projetos de infraestrutura em todo o mundo, enquanto vivia na Escócia, Reino Unido.

Clébio Batista, Diretor – OEC – Odebrecht Engenharia e Construção –

Clébio Batista, Diretor – OEC – Odebrecht Engenharia e Construção –

Painel: Infraestrutura Social

Palco/Formato: DX – 100% digital

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Clébio Antonio Batista Filho é Engenheiro, pós-graduado em Finanças Coorporativa e Mestre em Engenharia Civil. Professor da disciplina “PPP’s Sociais” no MBA Infraestrutura, Concessões e Parcerias Público Privadas da PUC-MG. Foi CEO da Inova BH S/A (Concessionária responsável pela Parcerias Público Privadas de 51 unidades de ensino no Município de Belo Horizonte/MG) e CEO da Saúde BH S/A (Concessionária responsável Parcerias Público Privadas de 40 unidades de saúde no Município de Belo Horizonte/MG).

Cleverson Aroeira, Superintendente da Área de Estruturação de Parcerias de Investimentos – BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

Cleverson Aroeira, Superintendente da Área de Estruturação de Parcerias de Investimentos – BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

Painel: Como melhorar os leilões de concessões e PPPs no Brasil?

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Superintendente da Área de Estruturação de Parcerias de Investimentos, a unidade do BNDES responsável pelos serviços de estruturação de concessões e PPPs em setores de infraestrutura econômica e social, atua com estruturação de parcerias desde 2006. Já foi chefe do Departamento de Transportes e Logística do BNDES, responsável pela análise de operações de project finance e financiamento de longo prazo para concessões rodoviárias, ferroviárias e aeroportuárias. Foi ainda Secretário Executivo de Aviação-Civil, quando atuou na coordenação de concessões aeroportuárias ao setor privado. É graduado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo e possui MBA executivo pela Escola de Negócios da UFRJ.

Cristiane Gomes, CEO – CCR Airports

Cristiane Gomes, CEO – CCR Airports

Painel: Concessões de Aeroportos

Palco/Formato: DX – 100% digital

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Cristiane Alexandra Lopes Gomes
Graduada em matemática, é Mestre em Engenharia de Produção, MBA Internacional em Gestão Empresarial, Pós-graduação em Gestão de Projetos, em Gestão de Riscos e Compliance. É Diretora de Negócios da Companhia desde 25/07/19, e ocupa a posição de Presidente da Divisão de Aeroportos, após ter ocupado o cargo de Diretora Presidente da Concessionária do Sistema Anhanguera-Bandeirantes S.A. (“AutoBan”) desde 02/08/18. Antes disso, foi Diretora Presidente da CCR EngelogTec, núcleo de tecnologia do Grupo CCR, com atuação desde a estratégia até a operação nos processos de Tecnologia, Automação, Manutenção Eletroeletrônica e Segurança da Informação para os negócios de rodovias, mobilidade urbana (metrôs, barcas, VLT), aeroportos no Brasil, América Latina e Estados Unidos, e empresas de serviços, onde liderou mais de 600 colaboradores diretos (gestores, coordenadores, analistas, engenheiros e técnicos,) além de terceiros contratados em mais de 15 negócios no Brasil e exterior. Também ocupa o cargo de membro do Conselho de Administração de empresas integrantes do Grupo CCR no Brasil. Iniciou sua carreira no Grupo na AutoBan. Atuou em grandes projetos de transformação dos negócios, bem como no projeto de criação e implantação da CCR Actua.

Cristina Vergueiro, Diretora Jurídica – Pátria Investimentos

Cristina Vergueiro, Diretora Jurídica – Pátria Investimentos

Painel: Avaliando os contratos de concessão brasileiros de rodovias

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Profissional experiente na área Jurídica e de Compliance com histórico comprovado de trabalho no setor de private equity. Fortes habilidades em Direito Societário, Fusões e Aquisições (M&A), Contratos, Governança Corporativa, Regulamentação de Fundos e Compliance.

Daniela Sandoval, Vice-Presidente de Assuntos Corporativos e Regulação – BRK

Daniela Sandoval, Vice-Presidente de Assuntos Corporativos e Regulação – BRK

Painel: Reajuste e reequilíbrio de contratos de concessão e PPP

Palco/Formato: DX – 100% digital

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Daniela Sandoval, Vice-Presidente de Assuntos Corporativos e Regulação da BRK Ambiental, possui mais de 25 anos de experiência, com posições de liderança e conselhos nos setores de saneamento, energia e petroquímico, além de atuação em escritórios de advocacia no Brasil e EUA. É também VP da ABCON-Associação de Empresas Privadas de Saneamento, Membro do Conselho de Orientação de Saneamento Básico (COSB) da ARSESP, Membro do Conselho Consultivo da ABDIB-Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base e Membro do Comitê de Governança do Pacto Global da ONU (Rede Brasileira). Daniela tem formação em Direito pela USP – Universidade de São Paulo, LL.M pela New York University, especialização em Direito Societário pela FGV – GVLaw, Credential of Readiness (CORe) em administração pela HBX – Harvard Business School , Certificação em Compliance (CCEP) da CCB – Compliance Certification Board e membro da Comissão Especial de Competitividade Jurídica e Econômica da OAB.

Daniel Sonder, CFO – B3

Daniel Sonder, CFO – B3

Painel: Abertura: A B3 e os Leilões nos Setores de Infraestrutura

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Daniel Sonder é bacharel em Economia e Relações Internacionais pela Tufts University, e mestre em Relações Internacionais pela Fletcher School of Law and Diplomacy. Atuou como Diretor Geral e foi responsável pela área de Fundos de Crédito Estruturados na Divisão de Gestão de Ativos do Credit Suisse, na qual ingressou em 2006. Anteriormente, entre 2003 e 2006, foi membro da equipe sênior da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Entre 2002 e 2003, foi assistente do Diretor de Produtos Estruturados do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e trabalhou no J.P. Morgan de 1999 a 2001. Em maio de 2013, Daniel Sonder tornou-se Diretor de Assuntos Financeiros e Corporativos da B3, onde, desde fevereiro de 2015, é o Vice-Presidente Financeiro, Corporativo e de Relações com Investidores.

David Zylbersztajn, Sócio-Fundador – DZ Negócios

David Zylbersztajn, Sócio-Fundador – DZ Negócios

Painel: A crise energética de 2001 e seu gerenciamento

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Engenheiro Mecânico (1977) e Mestre em Engenharia Mecânica (1980) pela PUC-RJ e Doutor em Economia da Energia pela Universidade de Grenoble (França), 1987.
Sócio-Fundador da DZ Negócios com Energia, firma de aconselhamento, estruturação e desenvolvimento de negócios, focada na indústria de energia no Brasil, desde fevereiro de 2002.
Primeiro Diretor-Geral da ANP – Agência Nacional do Petróleo, de janeiro de 1998 até outubro de 2001. Promoveu os primeiros leilões da abertura do setor de petróleo e gás natural.
Secretário de Energia do Estado de São Paulo, de janeiro de 1995 até janeiro de 1998, liderando a
reforma e o processo de privatização das companhias de eletricidade e de gás do estado.
Criou a Comissão de Serviços Públicos de Energia.
Foi presidente dos Conselhos de Administração da Eletropaulo, CESP, CPFL, Comgas, Varig e Light.
Foi membro dos Conselhos de Administração do Banco do Brasil, BrasilPrev, Petrorecôncavo, Light,
Parnaíba Gás Natural e ENEVA. Foi membro dos Conselhos Consultivos da Philips e do Programa ALURE, da União Europeia.
Foi professor da Universidade de Campinas (UNICAMP), no Departamento de Energia.
Foi professor e Coordenador do Programa Interunidades de Energia da Universidade de São Paulo (IEE-USP), onde além da atividade de docência e pesquisa, orientou diversas teses de mestrado e doutorado.
É Professor da PUC-RJ e Coordenador do MBE em Energia.
É membro do Conselho Consultivo da Norte Energia.

Dimmi Amora, Sócio-Diretor – Agência iNFRA

Dimmi Amora, Sócio-Diretor – Agência iNFRA

Painel: Ferrovias

Palco/Formato: DX – 100% digital

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Trabalhou como repórter nos jornais O Dia, O Globo e Folha de S.Paulo (Sucursal de Brasília). É fundador da Agência iNFRA, veículo referência na cobertura de infraestrutura do Brasil. Em 25 anos de carreira, tem mais de 30 prêmios nacionais e internacionais.

Eduardo Camargo, Presidente – CCR LamVias

Eduardo Camargo, Presidente – CCR LamVias

Painel: Abertura: A B3 e os Leilões nos Setores de Infraestrutura

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Nascido em 25 de julho de 1974, é Engenheiro de Produção graduado pela FEI e pós-graduado em Finanças pelo IBMEC. Trabalha no Grupo CCR desde 2000, com início das suas atividades na área Financeira do Centro Corporativo com atuação como Tesoureiro e na área de Relações com Investidores. Anteriormente, atuou na área de Novos Negócios, onde trabalhou no desenvolvimento do mercado de concessões dos Estados Unidos.
Durante dois anos esteve à frente do escritório da CCR em Miami. Em maio/2009 foi responsável por Relações Institucionais da CCR ViaOeste e CCR RodoAnel, sendo que em maio/2010 foi eleito Diretor dessas duas unidades e Diretor Presidente a partir de setembro/2013. Em setembro/2018 assumiu a posição de Diretor para América Latina e Caribe da Divisão de Aeroportos da CCR. Em 2019, assumiu como Presidente da Divisão de Negócios CCR LAM VIAS.

Eduardo Jordão, Sócio – Portugal Ribeiro Advogados

Eduardo Jordão, Sócio – Portugal Ribeiro Advogados

Painel: Desregulação estrutural

Palco/Formato: DX – 100% digital

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Professor da FGV Direito Rio e sócio da Portugal Ribeiro Advogados. Doutor em Direito Público pelas Universidades de Paris (Panthéon-Sorbonne) e de Roma (Sapienza), com pesquisas de pós-doutorado realizadas na Harvard Law School e no MIT Economics. Master of Laws (LL.M) pela London School of Economics and Political Science (LSE). Mestre em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi pesquisador visitante na Yale Law School, nos Estados Unidos, e pesquisador bolsista nos Institutos Max-Planck de Heidelberg e de Hamburgo, na Alemanha. Atua especialmente nas áreas de Direito Público Econômico e Administrativo

Elias de Souza, Sócio – Deloitte

Elias de Souza, Sócio – Deloitte

Painel: Compliance e ESG

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Elias é advogado com mestrado em Políticas Públicas (FGV-EAESP), MBA em e-business (FUNCEFET-RJ) e certificado profissional de PPP (CP3P). Ele é sócio da área de Infraestrutura & Projetos de Capital e líder da área de Governo e Serviços Públicos da Deloitte no Brasil. Atualmente, é doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela FAU da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui mais de 25 anos de experiência em (a) planejamento e políticas públicas; (b) assessoria em projetos com organismos multilaterais; (c) consultoria em projetos de infraestrutura, principalmente PPP, apoiando projetos tanto para o setor público quanto para o privado; d) elaboração de estudos e análises do mercado de infraestrutura; (e) estruturação de investimentos de capital social; (f) assessoria em projetos de cidades inteligentes; g) consultoria em projetos de mobilidade urbana e (h) estruturação de projetos sustentáveis. Ele ministra palestras e treinamentos sobre cidades inteligentes, futuro da mobilidade, infraestrutura na América Latina, PPP, políticas públicas, investimentos de impacto social, índice de progresso social (SPI), objetivos de desenvolvimento sustentável (SDG), dentre outros. É membro do conselho consultivo da Associação Brasileira das Indústrias de Infraestrutura e Bases e do Advisory Board do GRI Club de Infraestrutura no Brasil. É professor convidado de cidades inteligentes no MBA Internet das Coisas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Fabio Russo, CEO – CCR Infra SP

Fabio Russo, CEO – CCR Infra SP

Painel: Avaliando os contratos de concessão brasileiros de rodovias

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Formou-se em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, com especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Master in Financial Management pela Rotterdam School of Management. É Diretor de Negócios da Companhia desde 16 de maio de 2019 e ocupa a posição de Diretor Presidente da CCR Infra SP. Iniciou sua carreira no Grupo CCR na área de Engenharia da NovaDutra em 1997, depois nas áreas de Planejamento e Estruturação do financiamento de longo prazo da Companhia entre 1998 e 2000. Entre 2000 e 2009 atuou no time de Project Finance do Centro Corporativo do Grupo CCR, onde estruturou dentre outros o financiamento da Concessionária da Linha 4 do Metrô de São Paulo – ViaQuatro e o Rodoanel Oeste. De 2009 a 2012 foi Diretor Financeiro de Relações com Investidores da São Carlos Empreendimentos e Participações S.A., empresa do setor de properties, e entre 2012 e 2013 foi Diretor Financeiro da B&A, start up de mineração do Private Equity do BTG Pactual. Em 2013 voltou para o Grupo CCR como superintendente de Novos Negócios, e desde de junho de 2017 ocupou a função de Superintendente de Novos Negócios da Divisão INFRA SP.

Fernando Camacho, Investment Officer – International Finance Corporation (IFC) no Brasil

Fernando Camacho, Investment Officer – International Finance Corporation (IFC) no Brasil

Painel: MBA PPP e Concessões – Aula Inaugural

Palco/Formato: Arena B3 – Presencial+Digital

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Fernando Tavares Camacho é PhD em Economia pela University of Queensland (Austrália). Também é Mestre em Economia pela FGV/EPGE e Mestre em Métodos Matemáticos em Finanças pelo IMPA. Suas áreas de interesse incluem regulação econômica, análise da concorrência e estratégia de negócios em indústrias de infraestrutura. Fernando tem publicado em periódicos de alto calibre como Journal of Regulatory Economics, Annals of Public and Cooperative Economics e Energy Policy. Camacho tem uma década de experiência atuando como consultor independente em economia da infraestrutura. Projetos no Brasil incluem assessorar as associações de distribuidoras (ABRADEE) e transmissoras (ABRATE) de energia elétrica em questões como custo de capital, risco regulatório e poder de mercado. No exterior, assessorou a OECD em questões relacionadas à privatização de empresas. Fernando também trabalhou 5 anos como analista de Project Finance na área de infraestrutura e 8 anos como executivo na área de estruturação de projetos do BNDES. Camacho é atualmente Investment Officer na International Finance Corporation (IFC) do Grupo banco Mundial, onde é responsável pela estruturação de Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) em diversos setores de infraestrutura no Brasil.

Fernando Marcato, Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) – Estado de Minas Gerais

Fernando Marcato, Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) – Estado de Minas Gerais

Painel: Avaliando os contratos de concessão brasileiros de rodovias

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Fernando Marcato é especialista na estruturação de projetos de infraestrutura no Brasil e no exterior, área em que atua há 12 anos; professor da FGV Direito SP e mestre em Direito Público pela Universidade de Paris. Marcato foi secretário executivo de Novos Negócios da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) entre 2008 e 2011.

Filipe Pereira dos Reis, Diretor Regional de Aeroportos, Américas – IATA – Associação do Transporte Aéreo Internacional

Filipe Pereira dos Reis, Diretor Regional de Aeroportos, Américas – IATA – Associação do Transporte Aéreo Internacional

Painel: Concessões de Aeroportos

Palco/Formato: DX – 100% digital

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Filipe ingressou na IATA em 2003 como Country Manager para o Brasil. Filipe é bacharel em economia e concluiu seu mestrado em administração na Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, Brasil, em 2010.
Com mais de 30 anos de experiência no setor de aviação civil, Filipe iniciou sua carreira como trainee na Lufthansa. Depois de chefiar as operações da IATA no Brasil por 10 anos, Filipe ingressou no Escritório Regional da IATA em Miami em 2013 como Diretor de Aeroporto, Passageiros, Carga e Segurança, para as Américas. Entre seus objetivos estão a promoção das agendas de passageiros e cargas da IATA, que incluem projetos para revolucionar a experiência de viagem dos passageiros e a eliminação de papel dos processos de carga por meio da implementação de e-cargo. Com relação aos aeroportos, Filipe coordena as iniciativas da IATA para melhorar a segurança e facilitação, bem como projetos de expansão e modernização de aeroportos. Por fim, Filipe lidera as iniciativas da IATA com aeroportos e órgãos reguladores em relação ao desenvolvimento de marcos regulatórios, regime de tarifação e engajamentos consultativos.

Gabriela Engler, Secretária Executiva de Parcerias – Estado de São Paulo

Gabriela Engler, Secretária Executiva de Parcerias – Estado de São Paulo

Painel: Mobilidade

Palco/Formato: DX – 100% digital

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Guilherme Peixoto, Superintendente de Processos Licitatórios – B3

Guilherme Peixoto, Superintendente de Processos Licitatórios – B3

Painel: Como melhorar os leilões de concessões e PPPs no Brasil?

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Superintendente de Licitações da B3. Advogado formado pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, possui LLM em Direito dos Mercados Financeiro e de Capitais pelo INSPER e é pós-graduando do MBA em PPP e Concessões pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP, em conjunto com a London School of Economics – LSE (Londres, Reino Unido).

Guilherme Penin, Diretor de Assuntos Regulatórios e Institucionais – Rumo

Guilherme Penin, Diretor de Assuntos Regulatórios e Institucionais – Rumo

Painel: Ferrovias

Palco/Formato: DX – 100% digital

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Guilherme Penin se formou em Ciências Econômicas e fez mestrado em Teoria Econômica na USP. Desde julho de 2016 é Diretor-Executivo de Regulação da Rumo. Antes, foi economista do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); assessor especial de infraestrutura da Casa Civil; e secretário executivo da Secretaria de Portos.

Gabriel Muricca Galípolo, Sócio – Galípolo Consultoria

Gabriel Muricca Galípolo, Sócio – Galípolo Consultoria

Painel: MBA PPP e Concessões – Aula Inaugural

Palco/Formato: Arena B3 – Presencial+Digital

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Mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi Chefe da Assessoria Econômica da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo (2007) e diretor da Unidade de Estruturação de Projetos da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo (2008). Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, do MBA de Parcerias Público-Privadas e Concessões da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo/London School of Economics and Political Science e do Curso de Pós-Graduação em Concessões e Parcerias com a Administração Pública do IDP.

Guilherme Xavier, Partner – Oliver Wyman

Guilherme Xavier, Partner – Oliver Wyman

Painel: Abertura: A B3 e os Leilões nos Setores de Infraestrutura

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Guilherme Xavier é sócio na prática de Serviços Financeiros de Oliver Wyman. Guilherme tem mais de 20 anos de experiência em consultoria e liderança em compromissos focados em estratégia, desenvolvimento de novos negócios e operações.

Helcio Tokeshi, Ex-Presidente e Sócio Diretor – EBP – Estruturadora Brasileira de Projetos e IG4 Capital

Helcio Tokeshi, Ex-Presidente e Sócio Diretor – EBP – Estruturadora Brasileira de Projetos e IG4 Capital

Painel: Como melhorar os leilões de concessões e PPPs no Brasil?

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Helcio Tokeshi é Diretor Executivo e Economista-Chefe, bem como membro do Comité de Investimento da IG4 Capital. É também Associado de Investigação no IBRE/FGV.
Helcio é atualmente: o CEO do CLI, um terminal de cereais em Itaqui/MA; Presidente do Conselho de Administração da OPY, um fornecedor de infra-estruturas e serviços para o sector da saúde; é um membro do Conselho de Administração do Instituto OPY.
Antes de se juntar ao IG4, foi Secretário de Finanças do Estado de São Paulo (2016-2018); foi Sócio da GP Investments (2014-2016) e Director Geral da EBP (Estruturação de Projetos Brasileiros), uma empresa que concebeu e estruturou projectos de infra-estruturas em parceria com o BNDES e o governo brasileiro (2009-2013). Mais atrás, Helcio trabalhou na McKinsey, começando como Associado e progredindo para Associate Principal (1999-2004 & 2006-2008). Além disso, também serviu como Secretário de Acompanhamento Econômico no Ministério das Finanças (2004-2006) e trabalhou como Economista no Banco Mundial, com sede em Washington, D.C. (1997-1999).
O Sr. Helcio é Bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo, Mestre em Economia pela Universidade de Campinas (UNICAMP), e Doutorado em Economia pela Universidade da Califórnia, Berkeley.

Ivo Godoi Junior, Partner – Oliver Wyman

Ivo Godoi Junior, Partner – Oliver Wyman

Painel: Entrega de Prêmios – A pandemia e o cumprimento de contratos

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Ivo Godoi Jr. é Sócio do Capital Privado e Consumidor, Industriais e Serviços (CIS) especializado em estratégia corporativa e de unidades de negócios, criação de valor e consultoria em transações;
Durante os últimos 30+ anos, Ivo Godoi Jr. trabalhou como investidor, líder de negócios (posições na Diretoria e Executivo) e consultor de gestão, acumulando sólida experiência em toda a LATAM;
Atualmente é Presidente da Diretoria da PATTAC S/A, uma holding de investimentos com foco em infra-estrutura e tecnologia; membro da Diretoria da MIP S/A, uma holding familiar com empresas de infra-estrutura, logística e carteira imobiliária; membro da Diretoria da Promon S/A; membro do Comitê de Estratégia do IBGC; investidor anjo e participante da Rede de Líderes de Mudança.

Jean-Paul Veiga da Rocha, Professor e Consultor – Universidade de São Paulo e Portugal Ribeiro Advogados

Jean-Paul Veiga da Rocha, Professor e Consultor – Universidade de São Paulo e Portugal Ribeiro Advogados

Painel: Compliance e ESG

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Consultor especializado em direito da regulação e econômico, com larga expertise nas áreas de saneamento, telecomunicações e educação, além de atuação prática perante agências reguladoras e experiência na coordenação jurídico-regulatória de projetos de concessões e PPPs;
Professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) desde 2009;
Pós-Doutorado na London School of Economics and Political Science, LSE (2013);
Doutor em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo (2004);
Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1995);
Foi executivo na Iguá Saneamento S.A., no cargo de General Counsel; (2017-2019);
Foi executivo na Brasil Telecom S.A. no cargo de Diretor Jurídico Adjunto (2006-2009);
Foi pesquisador visitante na Yale Law School;
Foi membro do Projeto Temático Direito e Democracia (CEBRAP), no qual coordenou linha de pesquisa sobre Banco Central, Regulação Financeira e Democracia;
Um dos fundadores da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas,onde exerceu função de coordenador de metodologia de ensino e professor. (2002-2006)
Coordenador, junto com outros autores, dos livros “Direito Econômico Atual” (2015), “Regulação econômica e democracia: o debate europeu” (2007), “Regulação Econômica e Democracia: o debate norte-americano” (2004) e “Concorrência e regulação no sistema financeiro” (2002).
Autor de diversos artigos sobre os principais temas da agenda regulatória nacional e internacional

Jerson Kelman, Conselheiro da ENEVA, EVOLTZ, IGUÁ e ORIZON

Jerson Kelman, Conselheiro da ENEVA, EVOLTZ, IGUÁ e ORIZON

Painel: A crise energética de 2001 e seu gerenciamento

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Jerson Kelman foi professor da COPPE-UFRJ e principal dirigente da ABRH, ANA, ANEEL, LIGHT, ENERSUL e SABESP. Atualmente é conselheiro da ENEVA, EVOLTZ, IGUÁ e ORIZON.

Jody Freeman, Professora – Harvard Law School

Jody Freeman, Professora – Harvard Law School

Painel: Desregulação estrutural

Palco/Formato: DX – 100% digital

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Jody Freeman é Professora da Faculdade de Direito da Universidade Harvard, onde ensina direito administrativo e ambiental. É graduada em Direito pela Universidade de Toronto, com mestrados e doutorados na Universidade Harvard. Freeman trabalhou na Casa Branca durante o governo Obama, como Conselheira para matérias relacionadas com energia e mudanças climáticas.

José Casadei, Diretor de Comunicação – ABDIB – Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Barômetro da Infraestrutura)

José Casadei, Diretor de Comunicação – ABDIB – Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Barômetro da Infraestrutura)

Painel: Rankings & Prêmios para melhorar o ambiente de negócios

Palco/Formato: DX – 100% digital

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Graduado em Jornalismo e História, José Casadei é diretor de Comunicação da Abdib e atua há 25 anos em ações de planejamento, produção e divulgação de conteúdo relativos aos setores de infraestrutura e indústrias de base.

Karla Bertocco Trindade, Sócia e head de infraestrutura, conselheira de administração – Mauá Capital e Corsan e da Orizon Valorização de Resíduos

Karla Bertocco Trindade, Sócia e head de infraestrutura, conselheira de administração – Mauá Capital e Corsan e da Orizon Valorização de Resíduos

Painel: Regulação do Novo Marco de Saneamento

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN
Conselheira de Administração (06/2020) e Coordenadora do Comitê de Inovação e Sustentabilidade
Orizon Valorização de Resíduos (12/2020 – IPO ocorrido em fevereiro/2021)
Conselheira de Administração Independente e Coordenadora do Comitê de Auditoria Mauá Capital – sócia da Mauá Capital, gestora de ativos financeiros, voltada ao desenvolvimento de projetos e investimentos em infraestrutura sustentável e saneamento (09/2020)
KBT Consultoria Empresarial – consultoria em saneamento, infraestrutura, regulação e inovação, voltada a fundos de investimentos, family offices, organismos públicos e internacionais. (09/2020)
Infrawomen Brasil – Coordenadora da Liderança Setorial de saneamento (2021-2022)

Lucilaine Tenório de Medeiros, Diretora Jurídica – AEGEA Saneamento

Lucilaine Tenório de Medeiros, Diretora Jurídica – AEGEA Saneamento

Painel: Reajuste e reequilíbrio de contratos de concessão e PPP

Palco/Formato: DX – 100% digital

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Advogada com mais de 19 anos de experiência no mercado de saneamento, com atuação em gestão e em regulação dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. MBA em Gestão de Negócios e pós-graduação em Gestão Empresarial. No setor, desenvolveu as funções de gerente jurídica de concessionária, gerente de regulação da AEGEA, diretora presidente da Águas Guariroba e, desde setembro/2019, exerce a função de diretora jurídica da AEGEA, empresa do setor privado de saneamento que é responsável por atender 21 milhões de pessoas em 153 municípios do País.

Luiz Afonso Senna, Conselheiro-Presidente – AGERGS – Agência Reguladora do Estado do Rio Grande do Sul

Luiz Afonso Senna, Conselheiro-Presidente – AGERGS – Agência Reguladora do Estado do Rio Grande do Sul

Painel: Avaliando os contratos de concessão brasileiros de rodovias

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Conselheiro-Presidente da AGERGS; Pós-Doutorado (University of Oxford, UK); PhD em Transportes (University of Leeds, UK); Educação Executiva Infrastructure in a Market Economy (Kennedy School of Government, Harvard University, USA); MSc Transportes (COPPE/UFRJ); Eng. Civil (UFRGS); Prof. Titular Escola de Engenharia da UFRGS; Consultor Banco Mundial e FONPLATA; Diretor da ANTT; Secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre e Presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação; Coordenador estudo de pré-viabilidade do Hyperloop no Rio Grande do Sul; coordenou o Plano Estadual de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul; Consultor de empresas privadas e de instituições públicas no Brasil e exterior; Pesquisador at Institut für Mobilitätsforschung-IfMo (DEU); Prof. Visitante da Grenoble Business School (FR); Membro do Conselho do IREE INFRA e do Conselho de Infraestrutura da FIERGS; Autor dos livros: Rodovias Auto-sustentadas: O Desafio do Século XXI; e Economia e Planejamento de Transportes.

Luiz Guilherme Schymura, Diretor – Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE)

Luiz Guilherme Schymura, Diretor – Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE)

Painel: Reajuste e reequilíbrio de contratos de concessão e PPP

Palco/Formato: DX – 100% digital

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Possui graduação em pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983), mestrado e doutorado em economia na FGV EPGE (1989). Pós-doutorado na The Wharton School of the University of Pennsylvania (1990). Professor da FGV EPGE desde 1991.
Presidente da ANATEL (2002-2004).
Diretor do FGV IBRE desde 2004.

Marcela Costa, Consultora de Novos Negócios – CCR S.A

Marcela Costa, Consultora de Novos Negócios – CCR S.A

Painel: Mobilidade

Palco/Formato: DX 2 – 100% digital

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Arquiteta e Urbanista, doutora em Planejamento e Operação de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo. Realizou pesquisa de pós-doutorado em Culturas de Mobilidade em Megacidades Mundiais pelo Institute for Mobilyt Reserach (IFMO, BMW Group) e Technische Universität München (TUM-DE). Marcela atuou por 7 anos em consultoria de transportes, desenvolvendo estudos de viabilidade técnica e econômico-financeira para concessões de rodovias e mobilidade urbana, para organizações públicas e privadas. Há 8 anos no Grupo CCR, atuou primeiramente na área de Inteligência de Mercado. Há quase 2 anos na área de Novos Negócios, tem trabalhado especialmente na estruturação de negócios em mobilidade urbana.

Marcelo Lucon, Diretor Executivo Jurídico – Ecorodovias

Marcelo Lucon, Diretor Executivo Jurídico – Ecorodovias

Painel: Acordos para reestruturar concessões, equacionar passivos e viabilizar investimentos

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Diretor Executivo Jurídico
Graduado em Direito pela Universidade São Paulo, possui Mestrado pela Faculdade de Direito da USP e LLm pela Universidade de Londres. Nos últimos seis anos, ocupou as posições de Gerente e Diretor Jurídico e membro do Conselho de Administração/Fiscal de empresas do Grupo Camargo Correa. Foi membro suplente do Conselho Fiscal da Alpargatas S/A. Atualmente, ocupa a posição de Diretor Executivo Jurídico na EcoRodovias.

Marcel Sanches, Secretário Geral da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

Marcel Sanches, Secretário Geral da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

Painel: Regulação do Novo Marco de Saneamento

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Marcel Costa Sanches é graduado em Engenharia Civil, com aperfeiçoamento em regulação de serviços públicos pela Warrington College of Business da Universidade da Flórida (EUA) e pela London School of Economics and Political Science – LSE (Reino Unido). Funcionário de carreira da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, possui uma trajetória profissional direcionada para formulação, implementação e acompanhamento de políticas públicas nas áreas de saneamento básico, infraestrutura urbana e habitação. Atualmente, exerce a função de Superintendente de Assuntos Regulatórios da Companhia desde março/2016, com destaque para a coordenação dos processos de contratualização com os municípios, regulação técnica, fiscalização regulatória e revisão tarifária. É membro do Conselho Estadual de Saneamento – CONESAN, Secretário-Geral da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES e Coordenador da Câmara Técnica de Regulação da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento – AESBE.

Marcos Siqueira, Especialista Sênior em PPPs – BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento

Marcos Siqueira, Especialista Sênior em PPPs – BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento

Painel: Avaliando os contratos de concessão brasileiros de rodovias

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Marcos é Especialista Sênior em Operações em Parcerias Público-Privadas do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Reconhecido especialista em PPPs no Brasil, com antecedentes multidisciplinares e mais de dez anos de experiência prática na preparação e gestão de contratos de PPP. Possui experiência internacional diversa, participando em iniciativas de desenvolvimento de capacidades na África, América Latina e Ásia. Foi professor associado de Políticas Públicas na Fundação João Pinheiro e na Fundação Dom Cabral. Marcos começou sua carreira como consultor financeiro para governos e logo foi contratado pelo Governo de Minas Gerais, para promover um programa de atração de investimentos privados em infraestrutura. O programa se converteu na primeira Unidade PPP do país, responsável pela entrega de um dos programas mais diversos do Brasil. Enquanto Marcos foi seu diretor, o programa PPP de Minas Gerais e seus projetos receberam vários prêmios nacionais e internacionais por sua excelência técnica. Como profissional de infraestrutura, Marcos administrou pessoalmente mais de USD 3 bilhões em transações nos setores como transporte, infraestrutura social, energia e ativos ambientais. Marcos é graduado em Direito e Administração Pública. Também é mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Sheffield, no Reino Unido.

Márcio Zanetti,  Country leader – Brazil – Economist Impact

Márcio Zanetti, Country leader – Brazil – Economist Impact

Painel: Rankings para melhorar o ambiente de negócios

Palco/Formato: DX – 100% digital

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Marcio Zanetti é o gerente geral da Economist Impact para o Brasil. Ele tem ampla experiência em consultoria de gestão e pesquisa para grandes corporações nacionais e multinacionais na região latino-americana.
Exemplos de projetos executados incluem análises de impacto econômico da adoção de políticas públicas, desenvolvimento de estratégias de entrada de mercado, avaliação econômico-financeira, due dilligence estratégico e financeiro e desenvolvimento de estratégia de expansão internacional.
Marcio já desenvolveu projetos na Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, Itália, México e Ucrânia. Ele é formado em Administração de Marketing e tem MBA pela William E. Simon Graduate School of Business Administration, University of Rochester, EUA. Marcio fala português, inglês e espanhol.

Marcos Kleber Ribeiro Felix, Assessor Especial do Ministro de Estado da Infraestrutura – MInfra – Ministério da Infraestrutura

Marcos Kleber Ribeiro Felix, Assessor Especial do Ministro de Estado da Infraestrutura – MInfra – Ministério da Infraestrutura

Painel: Ferrovias

Palco/Formato: DX – 100% digital

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Experiência‌ ‌de‌ ‌mais‌ ‌de‌ ‌10‌ ‌anos‌ ‌no‌ ‌alto‌ ‌assessoramento‌ ‌em‌ ‌engenharia‌ ‌e‌ ‌em‌ ‌legislação‌ ‌de‌ ‌
transportes,‌ ‌mobilidade‌ ‌e‌ ‌logística;‌ ‌e‌ ‌na‌ ‌fiscalização‌ ‌e‌ ‌na‌ ‌formulação‌ ‌da‌ ‌política‌ ‌pública‌ ‌setorial‌ ‌do‌ ‌
Ministério‌ ‌da‌ ‌Infraestrutura‌ ‌(Transportes,‌ ‌Portos‌ ‌e‌ ‌Aviação‌ ‌Civil).‌ ‌
‌Experto‌ ‌em‌ ‌engenharia‌ ‌legal,‌ ‌responsável‌ ‌pela‌ ‌execução‌ ‌de‌ ‌perícias‌ ‌criminais‌ ‌em‌ ‌obras‌ ‌lineares,‌ ‌
rodovias‌ ‌e‌ ‌ferrovias,‌ ‌demarcações‌ ‌de‌ ‌terra‌ ‌e‌ ‌georrefenciamento‌ ‌de‌ ‌imóveis.‌ ‌
‌Responsável‌ ‌pela‌ ‌recuperação‌ ‌de‌ ‌dezenas‌ ‌de‌ ‌milhões‌ ‌de‌ ‌reais‌ ‌em‌ ‌ativos‌ ‌da‌ ‌União,‌ ‌em‌ ‌irregularidades‌ ‌
constatadas‌ ‌no‌ ‌DNIT,‌ ‌Valec,‌ ‌SPU,‌ ‌e‌ ‌INCRA.‌ ‌ ‌
‌Estudioso‌ ‌dos‌ ‌modelos‌ ‌de‌ ‌exploração‌ ‌econômica‌ ‌de‌ ‌portos‌ ‌e‌ ‌ferrovias.‌

Mario Engler Pinto Jr., Professor e Presidente do Conselho de Administração – FGV-SP/SABESP e CORSAN

Mario Engler Pinto Jr., Professor e Presidente do Conselho de Administração – FGV-SP/SABESP e CORSAN

Painel: Regulação do Novo Marco de Saneamento

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Mario Engler Pinto Junior é Doutor em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo. Professor e Coordenador do Mestrado Profissional da FGV Direito SP. Foi Procurador do Estado de São Paulo (1984 a 2014). É membro da Câmara de Arbitragem do Mercado da Bolsa de Valores (B3). Preside atualmente os Conselhos de Administração da SABESP e da CORSAN

Mario Veiga Ferraz Pereira, Fundador/CEO e atual Diretor de Inovação – PSR Soluções e Consultoria em Energia Ltda

Mario Veiga Ferraz Pereira, Fundador/CEO e atual Diretor de Inovação – PSR Soluções e Consultoria em Energia Ltda

Painel: A crise energética de 2001 e seu gerenciamento

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Mario Veiga é o fundador/CEO e atual Diretor de Inovação da PSR, empresa de consultoria e soluções analíticas em energia que atua em setenta países de todos os continentes. Ele foi um dos principais conselheiros governamentais na gestão da crise energética de 2001 e na formulação dos leilões de contratação de energia em 2004. Desenvolveu a metodologia de otimização estocástica usada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) e por dezenas de países, e de novos métodos de planejamento da expansão, também aplicados mundialmente. Foi consultor das reformas da Turquia, Vietnam, México e outros países; desenvolveu o modelo de planejamento de geração do Pacific Northwest dos EUA; sistema de previsão de preços para o Nordpool Escandinavo; e liderou diversos estudos internacionais para integração de geração renovável.
Ele é engenheiro eletricista, com doutorado em otimização; membro eleito da US National Academy of Engineering, da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Nacional de Engenharia; e Fellow do IEEE. Recebeu a Medalha Presidencial do Rio Branco por sua contribuição ao setor elétrico brasileiro; a Medalha de Mérito Científico por suas contribuições de pesquisa; e é co-recipente do Prêmio Franz Edelman pelo desenvolvimento de metodologias de otimização para a operação de sistemas elétricos. Ele é autor e co-autor de quatro livros e cerca de 200 artigos em periódicos internacionais.

Mauricio Portugal Ribeiro – Sócio – Portugal Ribeiro Advogados

Mauricio Portugal Ribeiro – Sócio – Portugal Ribeiro Advogados

Painel: Abertura: A B3 e os Leilões nos Setores de Infraestrutura

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Sócio do Portugal Ribeiro Advogados, Professor de Modelos Regulatórios da FGV-SP e Mestre em Direito pela Harvard Law School.

Mônica Salles, Gerente de Processos Licitatórios – B3

Mônica Salles, Gerente de Processos Licitatórios – B3

Painel: Acordos para reestruturar concessões, equacionar passivos e viabilizar investimentos

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Gestora Pública, advogada e consultora jurídica com foco em Direito Administrativo e Empresarial. Pós-graduada em Direito Corporativo pelo Ibmec e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. Graduada em Direito pela UFMG.

Oscar Cordeiro Netto, Diretor – ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico

Oscar Cordeiro Netto, Diretor – ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico

Painel: Reajuste e reequilíbrio de contratos de concessão e PPP

Palco/Formato: DX – 100% digital

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Oscar Cordeiro Netto possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (1978), mestrado/DEA em Técnicas e Gestão do Meio Ambiente pela École Nationale des Ponts et Chaussées da França (1989) e doutorado em Ciências e Técnicas Ambientais, também pela École Nationale des Ponts et Chaussées (1995). É professor da Universidade de Brasília, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental. Foi diretor da, à época, Agência Nacional de Águas no período 2004-2008 e Presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos no biênio 2002-2003. Foi membro do TEC/GWP (Technical Committee of the Global Water Partnership). Tem experiência nas áreas de Engenharia de Recursos Hídricos e Engenharia Sanitária, com ênfase em Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos, atuando, principalmente, nos seguintes temas: saneamento ambiental, gestão de recursos hídricos, planejamento no uso de recursos hídricos, processos de auxílio à decisão e avaliação de políticas públicas. Atualmente é diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (2018 – 2022).

Otavio Silveira, CEO – Opy Health

Otavio Silveira, CEO – Opy Health

Painel: Infraestrutura Social

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Otávio Silveira é CEO da Opy Health e Managing Director na IG4 Operations Company. Anteriormente, ele atuou como CEO da Iguá Saneamento (2014-2017) e da Dreen Brasil Investimentos (2008-2014), uma empresa de energia renovável, na qual ele esteve envolvido desde a sua fundação. Além dos setores de saúde, saneamento e energia, atuou em operação de rodovias, na Intervias, entre 2000 e 2004 Otavio é também membro do Comitê de Análise, Risco e Planejamento Ambiental da Iguá Saneamento. Otávio tem MBA em Business Administration pela Fundação Getúlio Vargas, MBA em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral e é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Paula Faria, CEO – Necta

Paula Faria, CEO – Necta

Painel: Abertura: A B3 e os Leilões nos Setores de Infraestrutura

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CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility e AirConnected. Especialista no mercado de cidades inteligentes, mobilidade, aeroportos, segurança pública, Parcerias Público-privadas (PPPs) e inovação social. A executiva se destaca, principalmente, por fomentar iniciativas voltadas ao desenvolvimento das cidades brasileiras.

 

 

 

Pedro Bruno, Superintendente de Governo e Relacionamento Institucional – BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

Pedro Bruno, Superintendente de Governo e Relacionamento Institucional – BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

Painel: Infraestrutura Social

Palco/Formato: DX – 100% digital

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Empregado do BNDES desde 2010, atualmente lidera a Superintendência de Governo e Relacionamento Institucional do BNDES, unidade criada em agosto de 2019, alinhada à estratégia de reposicionamento do Banco para estreitar relacionamento com os clientes do setor público nas esferas federal, estadual e municipal e atuar como um banco de serviços e investimentos, com destaque para a atuação no suporte aos entes públicos na condução de seus respectivos programas de concessões e desestatizações.
Responsável pela originação, prospecção e gestão da carteira de projetos de estruturação do BNDES, atualmente com 124 projetos de concessões, PPPs e privatizações com Capital mobilizado de aproximadamente R$ 283 bilhões nos mais diversos setores da economia (saneamento, rodovias, portos, parques, florestas, saúde, educação, segurança pública, mobilidade, iluminação pública, energia, dentre outros). Coordena também o time responsável pela estruturação dos projetos da carteira de infraestrutura socioambiental, atualmente com 58 projetos sendo estruturados simultaneamente. Também é responsável por coordenar o relacionamento do Sistema BNDES junto ao Poder Legislativo Federal.
No período 2016-2019, participou da formulação do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República, tendo atuado como Secretário de Coordenação de Energia, Mineração e Aeroportos e Secretário de Articulação de Políticas Públicas.
Antes de ingressar no BNDES, teve passagens pela Petrobras, INDG (atual Falconi) e Governo de Minas Gerais.
É graduado em administração pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, com mestrado em administração pela Puc-Rio e mestrado em gestão internacional pelo Institut d’administration des enterprises de Grenoble (França).

Pedro Parente, Sócio e cofundador – eB Capital

Pedro Parente, Sócio e cofundador – eB Capital

Painel: A crise energética de 2001 e seu gerenciamento

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Pedro Parente, sócio e cofundador da eB Capital. Foi CEO e Chairman da BRF (atual), CEO da Petrobras, Bunge Brasil e RBS Group. Foi Ministro de Estado, nos Ministérios da Casa Civil e Planejamento e coordenador da equipe de transição do Governo Fernando Henrique Cardoso, onde atuou como Presidente da Câmara de Gestão da Crise de Energia de 2001/2002.

Percy Soares, Diretor Executivo – ABCON

Percy Soares, Diretor Executivo – ABCON

Painel: Regulação do Novo Marco de Saneamento

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Percy Soares Neto é diretor executivo da ABCON – Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto.
Especialista em Economia do Meio Ambiente na Universidade de Alcalá de Henares, mestrado no PPGA-UFRGS e estágio doutoral no Centro Internacional de Pesquisa em Meio Ambiente e Desenvolvimento – CIRED/CNRS (França).
Até julho de 2018 foi coordenador da rede de recursos hídricos da Indústria, pela CNI – Confederação Nacional da Indústria.
Trabalhou no Ministério do Meio Ambiente e no Comitê de Gerenciamento do Lago Guaíba. Autor do livro “Construindo a Segurança Hídrica”, lançado em 2018 com apoio da ArcelorMittal.

Rafaella Peçanha Guzela, Diretora de Controle e Normas – Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério da Economia

Rafaella Peçanha Guzela, Diretora de Controle e Normas – Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério da Economia

Painel: Reajuste e reequilíbrio de contratos de concessão e PPP

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Diretora na Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura, no Ministério da Economia. Conselheira da Administração na Empresa de Pesquisa Energética. Especialista em Negócios do Setor Elétrico pela FGV. Bacharela em Direito pela UFPR. Bacharela em Administração de Empresas pela FAE. Advogada com experiência nas áreas de infraestrutura e energia, especialmente em concessões, PPPs e equilíbrio econômico-financeiro de contratos administrativos.

Ricardo Fenelon, Sócio Fundador – Fenelon Advogados

Ricardo Fenelon, Sócio Fundador – Fenelon Advogados

Painel: Concessões de Aeroportos

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Ricardo Fenelon Jr. – Sócio-Fundador do Fenelon Advogados e idealizador do AirConnected. Advogado, ex-Diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e mestre (LL.M.) em Direito Empresarial Internacional e Econômico pela Georgetown University.

Ricardo Gesse, CEO – Zurich Airport Brasil

Ricardo Gesse, CEO – Zurich Airport Brasil

Painel: Concessões de Aeroportos

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O executivo Ricardo Gesse é CEO da Zurich Airport Brasil, empresa que tem 100% da concessão dos aeroportos de Florianópolis, Macaé e Vitória.
Gesse tem uma longa experiência no setor de aviação. Ocupou posições de liderança em companhias aéreas e aeroportos. Em Florianópolis, foi Diretor de Operações, desde o início da administração privada do aeroporto, em janeiro de 2018, até dezembro de 2019, quando se tornou Diretor Geral. No período, foi responsável pelo complexo processo de transferência operacional do antigo para o novo terminal internacional de passageiros da Capital catarinense. Em 2020, liderou a unificação da gestão dos aeroportos de Florianópolis, Macaé e Vitória. É formado em Economia, com especializações na área de Marketing, Gestão de Qualidade e Processos.

 

Roberto Penna, Diretor Jurídico – CCR

Roberto Penna, Diretor Jurídico – CCR

Painel: Acordos para reestruturar concessões, equacionar passivos e viabilizar investimentos

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1996, com pós-graduação em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas em 2001. É Diretor Jurídico da Companhia desde 01 de julho de 2019, após ter ocupado o cargo de Superintendente Jurídico da Companhia desde 2015. Trabalha no Grupo CCR desde 2011, onde iniciou sua trajetória como Gestor Jurídico da CCR Actua. Anteriormente, trabalhou nos escritórios Fialdini Penna Tilkian Advogados, como sócio fundador de 2005/2011 e como advogado no Wald e Associados Advogados de 1993/2005.

Roberto Rockmann, Jornalista coautor de “Curto-Circuito, quando o Brasil quase ficou às escuras”

Roberto Rockmann, Jornalista coautor de “Curto-Circuito, quando o Brasil quase ficou às escuras”

Painel: A crise energética de 2001 e seu gerenciamento

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Roberto Rockmann: É jornalista. Desde 2004, colabora com o jornal Valor Econômico. É colunista de energia elétrica da Agência Infra. Lançou em 2021 “Curto-Circuito, quando o Brasil quase ficou às escuras”, livro reportagem sobre o racionamento de energia elétrica de 2001.

Ronei Saggioro Glanzmann, Secretário Nacional de Aviação Civil – SAC – MInfra – Ministério da Infraestrutura

Ronei Saggioro Glanzmann, Secretário Nacional de Aviação Civil – SAC – MInfra – Ministério da Infraestrutura

Painel: Concessões de Aeroportos

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Ronei Glanzmann é economista do Banco Central do Brasil, pós-graduado em Análise Macroeconômica e MBA em Mercado de Capitais. Entre 2006 e 2011 trabalhou na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), responsável pela Gerência de Acompanhamento de Mercado, e representou o Brasil no Painel de Estatística da OACI.
Entre 2012 e 2016 foi Vice-Presidente do Conselho de Administração do Aeroporto de Brasília e integrou a Comissão de Especialistas do Senado Federal para Revisão do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA).
Desde 2011 na Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), chefiou o Departamento de Outorgas e Patrimônio (2011/2017) e o Departamento de Políticas Regulatórias (2017-2019), liderando o programa de concessões aeroportuárias e foi Membro do Conselho de Administração do Aeroporto de Guarulhos (2019-2020).
Desde 2019 atua como Presidente do Conselho de Administração da Infraero, e, recentemente, foi indicado para compor o Conselho de Administração do Aeroporto de Viracopos. Atualmente ocupa o cargo de Secretário Nacional de Aviação Civil, no Ministério da Infraestrutura.

Ruan Santos, Gerente de Ética e Compliance – Shell

Ruan Santos, Gerente de Ética e Compliance – Shell

Painel: Compliance e ESG

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Formado em Relações Internacionais pela PUC-Rio, Pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, certificado pela Society of Corporate Compliance and Ethics e atualmente concluindo a segunda graduação em Direito na PUC-Rio. Gerente de Ética e Conformidade da Shell para a América Latina desde 2015. membro-fundador do Comitê de Compliance do Instituto Brasileiro do Petróleo, membro do Comitê de Compliance do Instituto Argentino del Petróleo y del Gas e vice- presidente da rede LGBTQIA+ da Shell Brasil, TRUEColors. Um dos autores do “Guia de Boas Práticas em Integridade Corporativa” e do Pacto pela Integridade do setor de energia.

Sebastian Butto, Sócio – Siglasul Consultores

Sebastian Butto, Sócio – Siglasul Consultores

Painel: Regulação do Novo Marco de Saneamento

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Sebastián Butto é economista formado pela Universidade Nacional de Córdoba e Mestre em Finanças pela Universidade de Cema (Argentina), especialista em regulação econômica que acompanhou de perto as transformações institucionais do setor de energia elétrica e saneamento nos últimos anos na América Latina.
Nos últimos 18 anos, sua atuação profissional se concentrou no Brasil, onde gerenciou e executou em mais de 50 processos de discussões de metodologias determinantes das receitas, suas revisões e reajustes, além de gerenciar dezenas de projetos de due dilengeces técnicas e regulatórias no setor de distribuição e transmissão de energia elétrica. Coordenou, também, projeto de pesquisa e desenvolvimento estratégico, relacionado com a formulação de proposta de nova estrutura tarifária para o setor de distribuição no Brasil.
Adicionalmente, participou ativamente, como consultor em instituições multilaterais, associações e bancos de fomento. Gerenciou projetos pioneiros de revisão tarifária de concessionárias de saneamento e de avaliação institucional do setor no país, além de ter sido responsável pela tutoria/docência do projeto de capacitação à distância sobre a regulação dos serviços de saneamento. Sebastian é sócio e diretor de projetos da Siglasul.

Tadeu Barros, Diretor – CLP – Centro de Liderança Pública

Tadeu Barros, Diretor – CLP – Centro de Liderança Pública

Painel: Rankings & Prêmios para melhorar o ambiente de negócios

Palco/Formato: DX – 100% digital

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Tadeu Barros é diretor-presidente do CLP – Centro de Liderança Pública, uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil.
Anteriormente, foi secretário especial no Governo de Alagoas, assessor especial do Presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG e diretor em áreas de gestão do Governo de Minas Gerais. Também atua como docente/palestrante nas áreas de planejamento estratégico, inovação, tecnologia e liderança.

Tarcila Reis, Subsecretária de Parcerias – Governo do Estado de São Paulo

Tarcila Reis, Subsecretária de Parcerias – Governo do Estado de São Paulo

Painel: Acordos para reestruturar concessões, equacionar passivos e viabilizar investimentos

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Subsecretária de Parcerias do Estado de São Paulo.
Professora na FGV DIREITO SP.
Pesquisadora Visitante do Massachusetts Institute of technology (MIT) e da Harvard Law School (HLS).
Doutora em Direito Público pela SciencesPo Paris.
Mestre em Política Comparada pela London School of Economics and Political Science (LSE).
Mestre em Direito Público pela Universidade de Paris 1 (Panthéon-Sorbonne).
Foi consultora da International Finance Corporation (IFC) e diretora da Unidade de Parcerias de Salvador

Tiago Pereira, Diretor – ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil

Tiago Pereira, Diretor – ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil

Painel: Concessões de Aeroportos

Palco/Formato: DX – 100% digital

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Tiago Sousa Pereira é atualmente Diretor da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Atuou como Superintendente de Regulação Econômica de Aeroportos da ANAC, área responsável por conduzir os processos de licitação de concessão de aeroportos federais e por supervisionar esses contratos de concessão. Antes, na ANAC, ocupou outros cargos, como Superintendente da Superintendência de Planejamento Institucional e Assessor do Diretor Presidente. Também trabalhou no Banco Central do Brasil e no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. É funcionário público de carreira como Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Executivo Governamental), do Ministério da Economia, e Professor da Graduação em Administração Pública do Instituto Brasileiro de Direito Público (IDP). Tiago Sousa Pereira é Economista, com mestrado na Universidade de Brasília, onde atualmente cursa Doutorado.

Vera Cristina Caspari Monteiro, Professora na FGV Direito SP e sócia Sundfeld Advogados

Vera Cristina Caspari Monteiro, Professora na FGV Direito SP e sócia Sundfeld Advogados

Painel: Acordos para reestruturar concessões, equacionar passivos e viabilizar investimentos

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Professora de direito administrativo da FGV Direito SP e da Sociedade Brasileira de Direito Público. Doutora pela USP e Mestre pela PUC/SP. Lemann Visiting Fellow na Oxford University (Blavatnik School of Government). Autora de diversos artigos e livros, entre os quais “Concessão”, ed. Malheiros, 2010. Sócia de Sundfeld Advogados.

Vinicius Carrasco, Professor Adjunto – Departamento de Economia PUC-Rio e Economista-chefe e sócio – Stone Co Inc

Vinicius Carrasco, Professor Adjunto – Departamento de Economia PUC-Rio e Economista-chefe e sócio – Stone Co Inc

Painel: Como melhorar os leilões de concessões e PPPs no Brasil?

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Vinicius Carrasco é PhD em Economia pela Universidade Stanford. Desde 2005, é Professor do Departamento de Economia da PUC-Rio. Foi eleito membro-afiliado da Academia Brasileira de Ciências para o período 2012-2017, tendo sido também consultor de empresas, bancos e para o setor público. De junho de 2016 a julho de 2017, foi Diretor de Planejamento e Pesquisa do BNDES (tendo co-liderado, com Bacen e Fazenda, a criação da TLP). Em fevereiro de 2018, juntou-se à Stone-Co como sócio e economista-chefe.

Viviane Moura, Presidente da Rede PPP e Superintendente de Parcerias e Concessões do Estado do Piauí.

Viviane Moura, Presidente da Rede PPP e Superintendente de Parcerias e Concessões do Estado do Piauí.

Painel: Compliance e ESG

Palco/Formato: B3 – Presencial+Digital

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Viviane Moura é advogada, especialista em PPP e Concessões pela London School, especialista em Gestão Pública pela USP e especialista em Compras e Contratos pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou na Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco – Diretora Jurídica da CODEVASF, em Brasília. Foi diretora administrativa da Águas e Esgotos do Piauí SA – AGESPISA; secretária Estadual das Cidades do Estado do Piauí e secretária de Habitação e Regularização Fundiária de Teresina. Atualmente está à frente da Superintendência Estadual do Programa de Parcerias e Concessões (SUPARC) no Governo do Estado do Piauí e Presidente da Rede PPP.

Willian Rigon, Diretor Comercial e Marketing – Urban Systems Brasil

Willian Rigon, Diretor Comercial e Marketing – Urban Systems Brasil

Painel: Rankings para melhorar o ambiente de negócios

Palco/Formato: DX – 100% digital

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Sócio e diretor comercial e marketing da Urban Systems. Responsável pelo Ranking Connected Smart Cities, estudo elaborado pela Urban Systems em parceria com a Necta, e pela gerência do departamento de inovação da companhia. Atuação como consultor de inteligência de mercado para projetos de desenvolvimento imobiliário e urbano em todo o Brasil, ministrando palestras e cursos sobre os temas de desenvolvimento imobiliário e urbano e cidades inteligentes.

 

Felipe Sande, Sócio da BRL Parcerias, Pesquisador e Professor – Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas (Fipe)

Felipe Sande, Sócio da BRL Parcerias, Pesquisador e Professor – Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas (Fipe)

Economista e contador (FEARP-USP), mestre em finanças (FEA-USP). Professor e pesquisador da Fipe e coordenador do curso de modelagem econômico-financeira de concessão e PPPs (Fipe e Radar PPP).

Flávia Mattioli Tâmega, Diretora Executiva Jurídica e de Compliance – Arteris

Flávia Mattioli Tâmega, Diretora Executiva Jurídica e de Compliance – Arteris

Flávia Tâmega é formada em direito pela PUC Campinas, com MBA na Fundação Getúlio Vargas e especializações no Insper, na IESE Business School e na ESADE Business & Law School, na Espanha. Desde 2006 na Arteris, conta com mais de 20 anos de atuação na área jurídica. Em 2017, assumiu a diretoria jurídica e de Compliance da empresa, sendo responsável pelo desenvolvimento do Programa de Integridade da Arteris, cujo objetivo é qualificar a gestão e a governança da companhia, sempre em alinhamento com as melhores práticas do mercado. Desde 2019, é membro da Comissão de Infraestrutura do Conselho Federal da OAB e da Comissão de Infraestrutura da OAB/SP.

Mario Engler Pinto Jr., Professor da FGV-SP, Presidente do Conselho de Administração da SABESP e CORSAN

Mario Engler Pinto Jr., Professor da FGV-SP, Presidente do Conselho de Administração da SABESP e CORSAN

Mario Engler Pinto Junior é Doutor em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo. Professor e Coordenador do Mestrado Profissional da FGV Direito SP. Foi Procurador do Estado de São Paulo (1984 a 2014). É membro da Câmara de Arbitragem do Mercado da Bolsa de Valores (B3). Preside atualmente os Conselhos de Administração da SABESP e da CORSAN.

Renata Perez Dantas, Investment Officer – IFC – International Finance Corporation

Renata Perez Dantas, Investment Officer – IFC – International Finance Corporation

Mestre, Investment Officer da IFC, do Grupo Banco Mundial. Foi Diretora da ARTESP.
Advogada, é Investment Officer na Unidade de PPP da International Finance Corporation-IFC, do Grupo Banco Mundial.
Foi Diretora Geral Interina (2019-20) e Diretora de Assuntos Institucionais (2016-2020) da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo – ARTESP. Ao longo dos quase 10 anos em que esteve na ARTESP, liderou equipes multidisciplinares na estruturação e licitação de Parcerias Público-Privadas no setor de transportes. Enquanto Diretora, foi responsável pela regulação e fiscalização de contratos de concessão de rodovias, aeroportos regionais e transporte coletivo do Estado de São Paulo.
Também foi Diretora de Políticas Regulatórias na Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação e Assessora Jurídica e Internacional da Presidência do CADE.
É Mestre em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo –PUC/SP, Especialista em Direito Econômico e Regulatório pela FGV/SP, completou o IFC Training on Public-Private Partnership in Infrastructure Program, da John F. Kennedy School of Government, na Harvard University. É autora de artigos em revistas e livros do setor de Infraestrutura e Parcerias Público Privadas.