O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas gerou impacto positivo de mais de R$ 11 bilhões na economia da Bahia* e é referência de projeto de mobilidade inteligente e sustentável, possibilitando a redução da emissão de mais de 45 mil toneladas de CO2 no meio ambiente. 

No dia 19 de outubro, o Grupo CCR estará presente na estreia da edição do P3C Regional Nordeste, principal evento especializado no mercado de PPPs e Concessões com foco nos investimentos em infraestrutura no Brasil.

Apesar de problemas estruturais vigentes e desafios a serem vencidos, os investimentos para o avanço da mobilidade urbana no Brasil seguem uma tendência de evolução constante em prol do desenvolvimento de cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis. 

De acordo com estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado no fim de setembro pelo Portal Mobilidade Estadão, “O Brasil precisa investir R$ 295 bilhões em mobilidade urbana até 2042”. A pesquisa ainda destaca que, dentro deste montante, “R$ 271 bilhões teriam como destino a expansão de linhas de metrô”. Este panorama comprova que a promoção de investimentos, por meio de parcerias público-privadas, e a aplicação de políticas públicas voltadas ao incremento de modais de transporte rápido e com custo-benefício estratégico são cada vez mais relevantes nos planos de gestão das cidades. 

Um bom exemplo desta prática é o contrato pelo qual o Grupo CCR, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, assumiu, há 10 anos, a administração, operação e manutenção do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (CCR Metrô Bahia). Desde o início da concessão, a CCR Metrô Bahia já investiu R$ 7,7 bilhões no empreendimento (2013 a 2021). Outros R$ 2,3 bilhões foram investidos pelo Governo do Estado da Bahia.   

Os resultados positivos desta parceria público-privada não se limitam ao âmbito econômico-financeiro, refletindo-se em melhorias para a qualidade de vida para a população e nas condições de deslocamento no dia a dia. Segundo o estudo “Impactos Econômicos e Sociais do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas“, realizado pelo Instituto Miguel Calmon (IMIC), divulgado em junho/22, o metrô baiano trouxe “um impacto positivo de mais de R$ 11,1 bilhões para a economia da Bahia”. A pesquisa faz uma análise do impacto econômico (a preços constantes de 2021) da implantação do metrô baiano em Salvador, Bahia e Brasil.

O funcionamento do Sistema Metroviário também colabora com o fortalecimento da geração de negócios e empregos. “Somente em 2021, a CCR Metrô Bahia gerou 4.885 empregos diretos e indiretos com os investimentos e operações na Bahia. Já no ano de 2016, quando ocorreu o pico dos investimentos, por exemplo, foram gerados 43.665 empregos diretos e indiretos na Bahia, considerando todas as repercussões das atividades econômicas dinamizadas pelos investimentos e operações metroviárias”, destaca o estudo do IMIC. 

“São dados que mostram os impactos positivos do metrô baiano na economia, na mobilidade urbana e, principalmente, na vida das pessoas que usam o sistema metroviário. As transformações e melhorias ocorridas com a chegada da operação do metrô foram enormes e nós, da CCR Metrô Bahia, somos gratos por fazer parte dessa história”, afirma André Costa, diretor da concessionária. 

Por uma Salvador mais sustentável 

A CCR Metrô Bahia adota os princípios ESG (Ambiental, Social e Governança) em suas operações, conforme as diretrizes da política de sustentabilidade do Grupo CCR, e já contribuiu para a redução de emissão de mais de 45 mil toneladas de gás carbônico na capital baiana, durante o período de oito anos – 2014 a 2021

Os dados constam do estudo “Redução de Emissões do Metrô Bahia”, da WayCarbon, de maio deste ano. “O montante corresponde à emissão de 23.564 veículos comerciais leves, movidos à gasolina em um ano ou a 24.456 viagens de norte ao sul do Brasil, considerando ida e volta”, revela o documento. 

O CO2 é um dos principais gases responsáveis pelo aumento do efeito estufa e, consequentemente, do aquecimento global, intensificando as mudanças climáticas, um dos maiores desafios da atualidade. De acordo com a agência de pesquisa, especializada no desenvolvimento de projetos corporativos sobre sustentabilidade e mudança do clima, a redução das emissões desse gás “está em consonância com o Plano de Ação Climática da capital baiana, que visa à implementação de 100% da frota de transporte público com veículos mais eficientes até 2049 e à redução do número de viagens particulares em 25% até 2024”. 

O funcionamento do modal também impacta na redução da liberação de demais gases nocivos à saúde humana e ao meio ambiente. “Além de transportar nossos clientes com segurança, conforto e rapidez, o metrô baiano promove mais qualidade de vida para as pessoas, com impactos positivos também no meio ambiente”, explica André Costa, diretor da CCR Metrô Bahia. 

A concessionária ainda promove a sustentabilidade por meio da economia do uso de água nas operações. A água de chuva é captada, armazenada em reservatórios e reutilizada, por exemplo, nas descargas dos banheiros das estações. Além disso, os equipamentos que realizam a lavagem automática dos trens possuem tecnologia que permite recuperar, tratar e reaproveitar aproximadamente 85% do total da água utilizada.

 Grupo CCR participa do P3C Regional Nordeste

O Grupo CCR é parceiro e patrocinador da edição Nordeste do P3C – PPPs e Concessões de Investimentos em Infraestrutura no Brasil, o principal evento multissetorial sobre infraestrutura com o propósito de tornar o ambiente de negócios mais previsível e seguro para os investidores no Brasil. 

No dia 19 de outubro, o Grupo CCR participará dos painéis Soluções de Conflitos – meios alternativos de solução de conflitos em projetos de concessão e PPP, e Mobilidade Urbana nas grandes capitais do Nordeste.

Para conhecimento das iniciativas realizadas pela plataforma P3C – PPPs e Concessões de Investimentos em Infraestrutura no Brasil (conferência, premiação e cursos oferecidos), acesse o portal oficial e os seguintes canais do YouTube:  P3C – PPPs e Concessões e Connected Smart Cities.

 Karolina von Sydow com informações do Grupo CCR * Os dados são do estudo “Impactos Sociais e Econômicos do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas”, realizado pelo Instituto Miguel Calmon (IMIC), entre 2013 e 2021.

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