Mercado aguarda repactuação de Viracopos e Galeão enquanto projetos de concessões portuárias avançam
O Brasil avançou no modelo de concessões aeroportuárias, com 59 aeroportos operados por empresas privadas, responsáveis por 89% da movimentação de passageiros domĂ©sticos e 98% do transporte de cargas. Embora esse nĂşmero represente uma conquista importante para a infraestrutura de transporte aĂ©reo, ainda há oportunidades a serem exploradas, especialmente na aviação regional. Com menor potencial econĂ´mico, esse segmento enfrenta desafios para a integração nacional, que sĂŁo essenciais para conectar regiões menos acessĂveis e fortalecer a malha aĂ©rea do paĂs.
Apesar dos avanços, o mercado aguarda com expectativa a repactuação de dois grandes aeroportos: Viracopos e RioGaleĂŁo. Esses terminais estĂŁo passando por processos de reequilĂbrio financeiro e contratual, e o desfecho dessas negociações será decisivo para o futuro das concessões. A conclusĂŁo da repactuação ainda nĂŁo tem uma data definida, mas Ă© um tema chave no setor, visto que impacta diretamente a competitividade dos aeroportos no contexto nacional e internacional.
O desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária Ă© um fator estratĂ©gico para a competitividade do Brasil. Uma rede aeroportuária eficiente contribui nĂŁo sĂł para o turismo, mas tambĂ©m para o transporte de cargas e conexões fĂsicas entre Norte a Sul do PaĂs. Atualmente há ainda muito espaço para crescimento e modernização, e as concessões desempenham papel central nesse processo.
AlĂ©m do setor aĂ©reo, o MinistĂ©rio de Portos e Aeroportos (MPOR) tambĂ©m está conduzindo importantes projetos de concessĂŁo no setor portuário, com previsões de investimentos bilionários. Entre 2024 e 2026, o setor portuário contará com novos terminais e concessões que devem atrair cerca de R$ 14,5 bilhões em aportes. Esses projetos visam a modernização e expansĂŁo da infraestrutura de terminais e canais de acesso aos portos, como os de Santos, Rio Grande e ItajaĂ. O leilĂŁo desses ativos deverá ocorrer atĂ© o primeiro semestre de 2025.
Esse cenário reflete a crescente confiança do governo na parceria com o setor privado para o desenvolvimento da infraestrutura logĂstica do Brasil. Ao promover a integração entre modais de transporte, como aeroportos e portos, o paĂs poderá avançar na cadeia logĂstica, fortalecendo o comĂ©rcio internacional e criando novas oportunidades de desenvolvimento regional.
O tema das concessões aeroportuárias e os desafios para a integração regional será amplamente debatido durante o P3C. O evento, que reĂşne especialistas e lĂderes do setor, será uma oportunidade para discutir o futuro das concessões, alĂ©m de novas oportunidades de investimento em infraestrutura logĂstica no Brasil.